quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tratamento de esgoto

O objetivo do tratamento de esgoto é: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.


Fases do tratamento
  1. Tratamento preliminar: são utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento. 
  2. Tratamento primário: são sedimentados (decantação), ou seja, remoção de sólidos que estão acumulados no fundo do decantador. 
  3. Tratamento secundário: os microrganismos irão se alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água. 
  4. Tratamento terciário: Última fase, é a remoção de poluentes específicos como os micronutrientes (nitrogênio, fósforo) e patogênicos (bactérias, fungos).




Você sabia ?
Guarulhos coleta 75% de esgoto, mas trata apenas 15%. Esses números são um pouco melhor do que em 2009, quando a cidade não tratava nada. A cidade tem mais de 1,2 milhão de habitantes e apenas uma estação de tratamento da rede de esgoto.
O flutuador passou por Guarulhos,O nível de oxigênio na água registrado pelo equipamento no início da manhã desta quarta era de 0,6 mg/l, considerado péssimo.
Por que a água precisa ser Corretamente tratada?  
A água é essencial, mas sem tratamento ela pode se tornar responsável pela transmissão de diversas doenças como:
·         Cólera (Contagio se dá pelo consumo da água contaminada por fezes ou vômito)
·         Hepatite Viral Tipo A e poliomielite ( contágio por consumo ou banho,com água contendo urina ou fezes humanas)
·         Diarréia
.A água também pode ser ligada a transmissão de algumas verminoses
·         Teníase
·         Esquistossomose (O contágio se dá ao contato direto com a água onde há larvas provenientes de caramujos contaminados)
·         Ascaridíase (O consumo se com o consumo de água onde  há o parasita Áscaris lumbricóides

0 comentários:

Postar um comentário

 
footer