Resíduos são substâncias, produtos ou objetos que ficaram incapazes de utilização para os fins que foram produzidos, ou são os restos de um processo de produção, transformação ou utilização e, em ambos os casos, pressupõe que o detentor se tenha de desfazer deles.
A proveniência dos resíduos é muito variada, pois está associada a toda a atividade humana. De um modo geral, podemos considerar resíduos domésticos, comerciais, industriais, hospitalares, agrícolas, etc. Distinção de categorias de resíduos: industriais, urbanos, hospitalares e outros resíduos. Os resíduos quanto à natureza físico-química podem ser classificados, em: metais, vidros, papel, têxteis, vegetais, pilhas, plásticos, lamas de depuração, etc. Qualquer que se seja a natureza e origem dos resíduos eles podem apresentar-se sobre três formas distintas, a sólida, a líquida e a gasosa.
Os resíduos podem ser banais ou perigosos para o homem e outros seres vivos. Por causa de seu carácter tóxico, corrosivo, explosivo, radioativo, etc, e do modo como são manipulados no meio ambiente durante o seu ciclo de vida como produto útil ou como resíduo. Os resíduos que contém cianeto são perigosíssimos.
Consequências
Os efeitos da poluição da água não são apenas devastadoras para as pessoas, mas também para animais, peixes e aves. Água poluída é imprópria para consumo,recreação, agricultura, e da indústria. Diminui a qualidade estética de lagos e rios. Mais a sério, água contaminada destrói a vida aquática e reduz a sua capacidade reprodutiva. Eventualmente, é um perigo para a saúde humana. Ninguém pode escapar dos efeitos da poluição da água.
- Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.
0 comentários:
Postar um comentário